Subiu para 10 a quantidade de mortes causadas por um terremoto de magnitude 8,3 que atingiu o Chile, próximo à região de Valparaíso, na noite de quarta-feira (16). O número foi confirmado na manhã desta quinta-feira (17) pelo ministro do Interior, Jorge Burgos, de acordo com o jornal "El Mercurio".
Ao "número de oito chilenos mortos que anunciamos mais cedo, devemos somar mais duas pessoas", disse Burgos, ao divulgar um último balanço oficial do mesmo.
O Chile suspendeu na manhã de hoje o alerta de tsunami emitido após o forte tremor, informou o governo. "O alerta de tsunami está suspenso para todo território nacional", informou o Escritório Nacional de Emergências pelo Twitter.

Terremoto no Chile
ResponderExcluirO epicentro do tremor,que ocorreu ás 19h54 locais (20h45 em Brasilia),foi a 232 km da capital,Santiago e a 55 km a oeste da cidade lllapel.
Um milhão de pessoas tiveram que deixar áreas da costra após um alerta de tsunami-as ondas chegaram a 4,5metros.
Também houve alerta de tsunami no Peru,Havai,partes dos Estados Unidos (Califórnia) e até na Nova Zelândia,do outro lado do oceano pacífico.
Os reflexos do tremor,cuja magnitude de 8,3 foi medida pelo órgão americano US Geo Logical Survey,chegarama ser sentidos em São Paulo e em Buenos Aires.
Mas como se mede a intensidade de um terremoto?
Existem escalascriadas por geólogos para descrever o que se conhece como "magnitude" deste tipo de evento.
A mais usada dela é a MW,que se baseia na energia liberada por um terremoto.
Trata-se de uma escala aberta (não de zero a dez),que começa em 2,5.Esta é a magnitude da maioria dos tremores que ocorrem a cada ano -insignificamente para ser petcebida por pessoas,mas que é captada por instrumentos que medem as vibrações causadas pelos terremotos (sismógrafos)
Momento do tremor
Para fazer este cálculo,cientistas levam em consideração variáveis como o movimento de uma folha geológica ea força requerida para mové-la.
Aluno(a):Erilly Daianny
Série: 6°ano manhã
O sismo do Chile de 2010 ocorreu ao longo da costa da Região de Maule no Chile[2] em 27 de fevereiro de 2010, às 3h34min na hora local (6h34min UTC), atingindo uma magnitude de 8,8 na escala de magnitude de momento e durando três minutos.
ResponderExcluirO terremoto foi sentido na capital Santiago com intensidade VIII na escala de Mercalli (Ruinoso).
Tremores foram sentidos em muitas cidades argentinas, incluindo Bueynos Aires, Córdoda, Mendoça e La Rioja.[6] [7] Outros foram sentidos mais ao sul, como na cidade de Ika no sul do Peru.
Alertas de tsunami foram emitidos por 53 países,[5] e um tsunami foi registrado, com ondas superiores a 2,6m. no mar de Valparaíso, Chile. A presidente Michelle Bachelet declarou "estado de calamidade". Ela também confirmou a morte de pelo menos 723 pessoas.[9] Muitos outros foram registrados como desaparecidos
Sismologistas estimam que o terremoto tenha sido tão poderoso que o sismo teria encurtado a duração do dia em 1,26 microssegundos e deslocado o eixo terrestre em 8 cm.
O epicentro do sismo foi no mar da região de Maule, aproximadamente 8 km a oeste de Curanipe e 185 km a norte-nordeste da segunda maior cidade do Chile, Concepción.[16] [17] O terremoto também causou seichas que ocorreram no Lago Pontchartrain ao norte de Nova Orleães, Estados Unidos, localizadas a cerca de 7 600 km do epicentro do terremoto.
aluno(A): isabella geovana
Série: 6°
Turno: Manhã
Um pouco sobre o terremoto no chile:O terremoto de magnitude 8,3 que atingiu o Chile na quarta-feira (16), com ao menos 11 mortos, é considerado o de maior intensidade em 2015 e um dos mais fortes no mundo nos últimos 25 anos.
ResponderExcluirDe acordo com o jornal chileno "La Tercera", já foram identificadas mais de cem réplicas desde ontem, após o abalo sísmico principal.
"Com certeza, é o sismo mais forte do ano, e acredito que vai continuar sendo por um bom tempo", disse Sergio Barrientos, diretor do Serviço Sismológico da Universidade do Chile, ao jornal "La Nación".
De acordo com a publicação, o subsecretário do Interior chileno, Mahmud Aleuy, afirmou ter sido este o sexto terremoto mais potente na história do país.
Também o Chile havia registrado, em 22 de maio de 1960, o terremoto de maior intensidade na história, com magnitude 9,5, na cidade de Valdivia, que resultou em mais de 5.000 mortos.
Mais de um milhão de pessoas foram retiradas de casa após o tremor na costa chilena no oceano Pacífico, que provocou ondas fortes em cidades litorâneas. O epicentro do tremor foi a cerca de 55 km a oeste de Illapel. Ele ocorreu por volta de 19h54 e teve uma profundidade de 33 km.
Meu Comentário: O terromoto no chile foi muito perigoso e foi um dos maiores do mundo esses terremotos sãõ muito perigosos e podem causar tsunamis varias pessoas tiveram que sair de suas casas para abrigos por conta do terremoto de 8,8 de magnitude que e muito perigoso para as pessoas e uma situação de muito perigo para o chile.
Aluno:PEDRO LUCAS
serie: 6 ano
Turno:Manhã